Sessão de lançamento da primeira edição da revista eletrônica Aurora


A revista eletrônica Aurora é resultado de uma pesquisa iniciada em 2011 pelo grupo de estudos de cinema. Nesta primeira edição, reunimos entrevistas e uma série de artigos sobre a mise en scène cinematográfica, estabelecendo o diálogo fundamental com a pintura, o teatro, a literatura e a televisão. Do cinema clássico às possibilidades contemporâneas, os textos exploram a questão da mise en scène propondo abordagens de fôlego, dedicadas a  lançar novos olhares sobre o tema.

O lançamento da Aurora também marca o início da parceria do grupo com a Sala P.F. Gastal, onde serão realizadas sessões mensais a partir do segundo semestre de 2012, com a intenção de incentivar a reflexão de temas significativos da história do cinema na cidade de Porto Alegre.

Na sessão de lançamento será exibido Senhorita Oyu (Oyû-sama, Japão, 1951), uma das obras-primas de Kenji Mizoguchi, cineasta sobre o qual consta um texto nesta primeira edição.

Nos anos 1950, a crítica ocidental descobre Mizoguchi e encontra em sua obra a referência para poder pensar a mise en scène no cinema.  Ao lado de Otto Preminger, o realizador japonês foi das poucas unanimidades entre gregos e troianos da cinefilia francesa que viam na mise en scène o sentido primeiro da arte cinematográfica. Provavelmente a mais bela história de amor já filmada, Senhorita Oyu representa o momento em que o cineasta encontra a maturidade definitiva, que permaneceria nos anos seguintes em obras célebres como Contos da Lua Vaga (1953) e O Intendente Sansho (1954).

Após a sessão, haverá um debate com os editores da revista, Leonardo Bomfim e Pedro Henrique Gomes.

O filme será exibido em DVD, com legendas em português. A entrada é franca.

Leve seu pendrive e saia com o PDF da revista!

 Informações detalhadas:

Quando: sábado, dia 23 de junho, às 17h00.

Onde: Sala P.F. Gastal, na Usina do Gasômetro. Av. Pres. João Goulart, 551 /3º andar.

E-mail para contato: contato@grupodecinema.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s