DIA 21/07: contrastes humanos – preston sturges (1941)

Neste sábado, 21, às 17h00, acontece a primeira sessão Aurora na Sala P.F. Gastal. Depois do lançamento da revista Aurora, em junho, o grupo de pesquisa de cinema (www.grupodecinema.com) inicia uma nova etapa de estudos dedicada ao cinema político. Durante o segundo semestre de 2012, em sessões mensais que buscam resgatar o espírito de cineclube na cidade de Porto Alegre, o grupo exibirá obras relevantes e pouco vistas que instigam a própria definição do cinema político. Contrastes Humanos (Sullivan’s Travels, 1941), um dos primeiros rebentos do talentoso Preston Sturges, é o escolhido para a sessão de abertura, que tem entrada franca e debate com os integrantes do grupo após a projeção.

Contrastes Humanos é dos raros filmes hollywoodianos dos anos 1940 que colocam a questão do cinema político como elemento central de sua narrativa. Nesta comédia de Sturges, o cineasta John L. Sullivan resolve fazer um filme político à la Frank Capra sobre os problemas sociais dos Estados Unidos. Os produtores não reagem bem e questionam a capacidade do diretor de retratar uma realidade que ele desconhece. É quando Sullivan resolve ir para ruas e sentir a pobreza na própria pele.

Contrastes Humanos (Sullivan’s Travels). Estados Unidos, 1941, p&b, 90 minutos. Direção: Preston Sturges. Com: John McCrea, Veronica Lake, Robert Warwick, William Demarest, Franklin Pangborn. O filme será exibido em DVD. ENTRADA FRANCA.

Anúncios

Um pensamento sobre “DIA 21/07: contrastes humanos – preston sturges (1941)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s