DIA 06/10: a negra de… – ousmane sembène (1966)

A Sessão Aurora apresenta neste sábado, dia 6, às 18h30, na Sala P.F. Gastal, o longa-metragem de estreia de Ousmane Sembène, A Negra de… (1966), filme que o projetou internacionalmente. Cineasta senegalês, considerado o pai do cinema africano, Sembène foi precursor na realização de filmes africanos pós-colonialismo, com duras críticas à burguesia, à religião, ao sexismo e ao racismo. Após a sessão, teremos debate com os editores da revista. A entrada é franca.

Vítima de tudo aquilo que buscou denunciar, Sembène realizou seu primeiro curta com 40 anos (L’empire sonhrai, 1963), sendo que seu primeiro longa foi lançado quando já tinha 43. O filme é baseado em um conto homônimo (de 1961) do próprio Sembène e trata de uma jovem senegalesa que vai para a França trabalhar para o casal que a empregava em Dakar. Chegando ao país colonizador, Diouana percebe que o sonho de participar da sociedade europeia como igual não se consuma, mas apenas a perpetuação de suas raízes escravagistas e racistas. Aos poucos ela começa e rebelar-se contra seus patrões e negar sua força de trabalho, seu único bem na terra “do outro”. Explorando o colonialismo sem meias palavras, Sembène constroi uma história que representa um pouco a ideia da independência dos países africanos de seus colonizadores europeus (no caso do Senegal, a França) e suas consequências para o povo.

Sembène, um dos poucos cineastas da África subsaariana que conseguiu reconhecimento internacional à época em que estava iniciando na realização de filmes, foi, antes, escritor de fôlego. Escreveu e posteriormente adaptou para o cinema alguns de seus romances e contos, entre eles A Negra de… e Xala.

A Negra de… (La Noire de…). Senegal, 1966, P&B, 65 minutos. Direção: Ousmane Sembène. Com Mbissine Thérèse Diop, Anne-Marie Jelinek, Robert Fontaine, Momar Nar Sene, Ibrahima Boy, Bernard Delbard, Nicole Donati, Raymond Lemeri. O filme será exibido em DVD.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s