DIA 08/12: o vento da noite – philippe garrel (1999)

25307996A Sessão Aurora apresenta neste sábado, dia 8, às 18h30, na Sala P.F. Gastal, o longa-metragem O Vento da Noite (Le Vent de la Nuit, 1999), do cineasta francês Philippe Garrel. Após a sessão, haverá um debate com os editores da revista Aurora. A entrada é franca.

O Vento da Noite parte do relacionamento às escuras entre Paul (Xavier Beauvois), um jovem estudante, e Hèléne (Catherine Deneuve), uma mulher casada de meia-idade. Durante uma exposição em Nápoles, Paul conhece Serge (Daniel Duval), sujeito que guarda lembranças traumáticas dos acontecimentos de Maio de 1968. O encontro entre gerações acaba trazendo à luz as cicatrizes emocionais daqueles que sobreviveram ao século vinte. Amor, arte, fidelidade e criação estão entre os temas expostos por Garrel numa obra que reafirma o desejo do cineasta de pensar a política em tons mais intimistas, a partir de conversas ao pé do ouvido e resoluções confessionais.

O modo como 1968 descontinuou através dos anos, na França, pode ser visto como o grande tema da obra de Philippe Garrel – iniciada em 1964 e resgatada nos últimos anos após o culto em torno de Amantes Constantes (Les Amants Réguliers, 2005), o filme-testamento sobre aquela década. Em O Vento da Noite, encontramos esta geração envelhecida, mergulhada numa profunda apatia. Não é exagero dizer que se trata de um filme de zumbis. Dessa forma, a obra nos coloca diante de uma questão que, no fim, diz muito sobre os nossos dias: de 1968, o que restou?

O Vento da Noite (Le Vent de la Nuit), França/Itália/Suíça, 1999, cor, 95 minutos. Direção: Philippe Garrel. Com Catherine Deneuve, Xavier Beauvois, Daniel Duval, Daniel Pommereulle, Jacques Lassalle. O filme será exibido em DVD, com legendas em português. Entrada franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s